terça-feira, 26 de outubro de 2010

Igreja evangélica causa polêmica ao lançar campanha: “Igreja é para hipócritas, mentirosos e fracassados”

.
.
.

Uma megaigreja no sudeste do Michigan está deixando um monte de pessoas desconfortáveis com sua nova campanha. Eles usam outdoors para anunciar que a igreja é para hipócritas, mentirosos e fracassados. “Mas essa é a verdade”, diz o pastor Brad Powell, da Igreja de Northridge, e ele deseja comunicar isso para toda a comunidade.

“Quando você entra no ministério, começa a perceber que há uma visão errada fora da igreja sobre o que a igreja realmente é. Ela está cheia de pessoas que acreditam ser melhores do que as outras. Há também uma visão errada dentro da igreja sobre as pessoas de fora – que elas são ruins “, disse. ”A realidade é que todos os seres humanos são iguais. Todos erram. Somos todos iguais, os de dentro [da igreja] e os de fora. Também somos falhos, fracassados… hipócritas”, continuou o pastor.

Mas Powell compreende porque esses equívocos existem. Ele vê um monte de igrejas construindo muros, voltando-se para dentro, servindo a si mesmas e jogando na defesa. Nesse sentido, as igrejas não refletem a natureza de Cristo. ”Jesus não colocou cercas mais altas no céu para manter as pessoas ruins longe dele. Pelo contrário, Jesus veio à terra e habitou entre as pessoas. Quando você olha para a Palavra de Deus, vê que ele nunca se voltou para dentro. Ele olhava para fora.”

Faz quase um mês que a igreja lançou a campanha publicitária. Nove outdoors, anúncios em ônibus e nos shopping em todo o sudeste do Michigan: “Northridge é para os mentirosos”, “Northridge é para os fracassados”, e “Northridge é para os hipócritas”.

Os anúncios levaram algumas pessoas da comunidade a pensar “quem está atacando a igreja?” Alguns cristãos exigiram que os anúncios fossem retirados, enquanto ameaçavam nunca ir a um culto em Northridge. No entanto, para outros, os anúncios serviram como ponto de partida para conversas sobre a igreja. De maneira geral, a campanha está fazendo exatamente o que Powell esperava – gerando diálogo.

Um membro da igreja de Northridge estava andando de carro com vários colegas de trabalho, quando passaram por um outdoor. Eles perguntaram “o que está acontecendo com a sua igreja?” Ele conseguiu explicar que as pessoas não precisam ser perfeitas antes de ir à igreja. “Discussões dessa natureza estão acontecendo em toda a comunidade”, comemora Powell.

Powell não se considera um pastor típico nem mesmo gosta que usem o título de “pastor”, embora esteja servindo como ministro há mais de 25 anos. Em entrevista recente, insistiu em ser chamado de “Brad” em vez de “pastor Powell”.

Ele tem usado abordagens pouco convencionais e lutado contra os paradigmas culturais desde que começou a liderar a Northridge. Ela deixou de ser uma igreja velha e decadente para tornar-se uma das que crescem mais rapidamente nos EUA. Powell observa que “Northridge sempre foi um ministério bastante irreverente, no aspecto cultural. Embora a igreja reúna mais de 20.000 pessoas por semana, está totalmente comprometida com a verdade, sem fazer barganhas e permanecendo distante da cultura e do linguajar das igrejas tradicionais.

Ele acredita que “cristãos tradicionais” detestam outdoors como os que ele criou. “Nem passa pela mente das pessoas tradicionais, petrificadas, como isso pode ser espiritual”, continua. ”A igreja é para os mentirosos? Eles não entendem.”

Elogiando a ousadia da megaigreja, Bill McKendry, que trabalhou com Powell na campanha publicitária, afirma: “Com a Northridge não há muito medo.” McKendry, chefe de criação da agência Hanon McKendry, explicou que o ministério da Northridge é voltado para os que não se preocupam com o assunto, onde igreja sequer faz parte da vida daquela pessoa. Para muitos que não estão envolvidos com uma igreja, a percepção geral é que alguém precisa ser perfeito para frequentá-la.

Powell explica: “Estamos continuamente em busca de novas pessoas que estão destruídas ou feridas. A qualquer momento que alguém entrar na igreja, deve entender que este é um lugar onde pode ser aceito, onde não há problema se está ferida… poderá encontrar redenção e seguir em frente. ” Um dos temas-chave em Northridge é que “um fracasso não é o fim de tudo.” ”[Northridge] é um lugar onde todos estão no mesmo nível, enquanto procuramos descobrir e conhecer a Deus e seu poder que pode transformar as nossas falhas e usá-las para a sua glória”, disse Powell. “Estamos nesta comunidade de pessoas falhas que encontraram a redenção e querem compartilhar isso com os outros.”

A campanha está programada para continuar até o início de novembro. Se for bem-sucedida, McKendry disse que pode haver prolongamentos da campanha, usando outros estereótipos da igreja.


Read more: http://www.gospeledeovelha.com/2010/10/igreja-evangelica-causa-polemica-ao.html#ixzz13Vn0AkAY

3 comentários:

  1. Rapaz o que dizer?

    É realmente chocante ver verdades estampadas em outdoors, banners e cartazes em geral...

    Não sei se posso dizer que concordo plenamente com a opinião de Brad em todos os assuntos relacionados a Igreja de Jesus e posso falar menos ainda de sua Igreja local por não conhecê-la ou mesmo por não ter o direito de julgar a ninguém.

    Mas me parece que (tirando o sensacionalismo que os cartazes carregam) não há muita mentira no que se vê nas congregações cristãs espalhadas ao redor do globo!

    Sou crente faz pelo menos uns 25 anos e já ví hipocrisia, mentira e fracassos... muitos deles de minha parte também, devo dizer.

    Concordo que a Igreja é feita de gente que se sente mais santa e por se tratar de frequentadores de uma religião se sentem mais especiais do que os que não o fazem!

    Ora, Jesus morreu para que os perdidos O encontrem!
    Logo entendemos que esses tão desprezados 'ímpios' são o único motivo da Igreja permanecer na Terra... se não houvesse gente para ouvir a Palavra já teria sido arrebatada essa citada Igreja!

    Meu problema não é com o fato do ministro Brad não querer ser chamado de pastor... tenho amigos que também o fazem e não vejo depreciação nisso... Jesus é muito maior que todos os líderes do mundo e o chamo pelo nome quando preciso, até porque se fosse dizer todas as nomenclaturas atribuídas e Ele morreria antes mesmo de começar a orar... (imagine - Senhor, Emanuel, Maravilhoso, Conselheiro... e por aí vai!)

    Minha questão se dá quanto a alguém que se usa dos meios de marketing e propaganda para divulgar algo que é subversivo e muito 'undergraund' para ser midiático!
    Mas ele só seria mais uma megalíder a fazê-lo...

    Quanto ao fato em si só nos resta orar por esta igreja local citada e também para a Igreja de Jesus em geral, pois precisa mesmo se despertar.
    Seja da mornidão, da hipocrisia ou da 'crista da onda'... vai saber, né?

    Paz Moyses!

    WENDEL BERNARDES
    ------------------------
    www.wendelbernardes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Wendel...

    Eu penso que tais situações e conflitos sempre existiram no seio da Igreja do Senhor, embora não se admitisse que existissem tais comportamentos absurdos, eles sempre estiveram lá, os irmãos é que não queriam ver! Isso desde a igreja formada pelos apóstolos; o que é louvável atualmente é admitir que existam tais erros e procurar saná-los!
    O que não sabemos ao certo, por não conhecer a pessoa sua congregação; se é o caso do referido pastor, de minha parte acho um tanto quanto exagerado expor tais erros dessa forma, mas, cada um no seu castelo, cada um na sua função, eu porém trabalharia de dentro para fora em primeiro lugar...

    Abração Wendel...

    ResponderExcluir

Irmão (ã), mano (a), leitor (a)!!!

Traga uma palavra para nós, se fosse uma tribuna e um púlpito aposto que você traria!?

Se não tiver um blog, pode usar a sua conta do google, a mesma usada para acessar o orkut, até sua foto vai aparecer e ficaremos te conhecendo ok, no mais.
Nem sempre os posts aqui são de minha autoria e refletem a minha opinião, de qualquer forma pode e deve deixar a sua;

Comente a vontade, mas não a primeira coisa que vier à mente, seja corente faça primeiro uma análise imparcial do texto. Faça uma análise e não uma "asnálise*".

Dicionário Liberdade em Cristo:
O Asterisco*

Asnalisar = Provém de “Asnálise”, que acontece quando ao se deparar com um texto que é contrário a nossa opinião, se lê e asnaliza mal e porcamente, contextualizando a leitura sem exegese bíblica apurada e imediatamente apelando para versículos isolados e que somente afirmam o que pelo tal leitor já é conhecido como doutrina sendo um grande e exaustivo exemplo o:
Não se toca no “ungido de Deus” Então se faz uma “asnálise” uma análise com a mentalidade de um asno...

Boa análise! Ou asnálise? Você é quem sabe...

Ah mais uma coisa não mais publicarei comentários de anônimos, querendo que sua crítica (99% dos anônimos, criticam e sugerem)seja publicada, não se esconda atrás do anonimato,como já disse use sua conta do orkut (google), afinal quem não tem uma hoje em dia, mas caso não tenha, coloque seu nome e sobrenome, mas comente e faça este velho blogueiro feliz...